28 de março de 2013

#DoramaLover - O que são doramas?

Hoje vim apresentar vocês a algo novo, de novo... DORAMAS.

Dorama é, em suma, uma novela asiática, podendo ser J-Drama (japonês), K-Drama (coreano), C-Drama (chines) ou Tw-Drama (taiwaneses). Ah, doramas também podem e serão chamados aqui de drama

Como são os doramas?
The Moon That Embraces The Sun
Por incrível que pareça, eles muito mais próximos ao que nós entendemos como série do que com novelas. Todos tem um romance no enredo, mas nem sempre ele é o foco da história. 
Costumam ter, em média, 16 episódios (por isso eu disse que lembra mais uma série do que uma novela) com duração de 1 hora cada, mas isso é muito relativo. Eu já vi dramas com 6 episódios e outros com 31.
As histórias ficam mais centradas nos personagens principais sempre um casal que tem amigos, família e blablablá que servem de plano de fundo pra história.
Alguns dramas são históricos, como The Moon That Embraces The Sun santo drama, se não fosse ele eu teria reprovado em História Mundial e Rooftop Prince, outros são "teens" como Heartstrings meu primeiro drama, owwwn e My Girlfriend is a Gumiho, também tem aqueles que te fazem chorar do primeiro episódios ao último, como foi I Miss You e Koizora e existe ainda aqueles que falam sobre peculiaridades sociais que a gente não costuma reparar, como Listen 2 My Heart

Por que assistir a um drama?
Eles são legais. Eu, particularmente, odiava essas coisas... assim, de olho puxado e etc. Sempre vi alguns animes e li uns mangás, mas nunca fui fã e tal, mas minha melhor amiga é A Sra Otaku e me falou pra ver um drama chamado Heartstrings (que vou comentar em alguns dias). Eu não dava nada por isso, até porque não sabia nem diferenciar uma pessoa da outra, pra mim era todo mundo igual, só que com o passar dos episódios fiquei apaixonada pela história, pelos personagens, por tudo. É fofo, gente.
Você não vai perder nada e se não gostar é só não assistir a outros, mas fica o aviso: dramas são viciantes!

O casal principal de Heartstrings


Dinâmica de um drama:
Os dramas coreanos (dos quais eu sou muito adepta) costumam ter uma dinâmica padrão que funciona assim:

1. O casal se conhece.
Ou eles se odeiam de cara, ou se amam de cara, ou um se apaixona e o outro é um tosco metido.

2. Eles começam a se apaixonar.
Começa um romance, uma historinha de amor lá pro 3º episódio. Ele olha pra ela, ela olha pra ele... é o amooooor ♫


Triangulo amoroso de Listen 2 My Heart
3. Aparece uma terceira pessoa
Todo drama tem uma terceira pessoa (chegando até quarta) formando o famoso triângulo amoroso (ou quadrado). Essa pessoa é quem vai dar a "ação" pra história, rs.



4. A mãe do cara é contra o romance.
A maldita mãe do Jun Pyo

Aliás, malditas mães. Se você já assiste dramas deve odiar alguma mãe desses dramas. Eu tenho a minha sogra odiada pra sempre: a mãe do Gu Jun Pyo (Boys Over Flowers). Voltando ao assunto, a mãe do rapaz sempre vai se opor a mocinha que está apaixonada por ele.



5. Rola uma passagem de tempo absurda
Sim, lá as pessoas se apaixonam e ficam 3, 4, até 7 anos longe da outra. Quase sempre alguém vai fazer trabalho social na África, fazer MBA nos Estados Unidos, etc.

6. Eles vivem felizes para sempre.
Simples assim.

"Essas coisas não são conhecidas" 
Eu já ouvi isso muitas vezes, mas surpreenda-se... SIM, ELES SÃO CONHECIDOS.
Em toda a Ásia existe uma febre sobre os dramas e kpop (pop coreano), tantos nos EUA quanto na Europa existe uma paixão por esse tipo de série e aqui na América do Sul a parada chegou ao nível de ir ao ar na televisão aberta no Peru (um canal parecido com a Globo daqui) e no Chile. Viu, eles são conhecidos! ^^


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem mais aqui...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...